Ambiente

Hong Kong acaba com barbatana de tubarão e atum rabilho em jantares oficiais (vídeo)

REUTERS/Issei Kato

O governo de Hong Kong anunciou que não servirá mais atum rabilho e barbatana de tubarão em receções oficiais, para dar um «bom exemplo» na luta contra o extermínio de espécies ameaçadas de extinção.

«A exclusão destes produtos (...) dos menus oficiais é um princípio e também serve como um exemplo para uma melhor educação e consciencialização pública sobre o desenvolvimento sustentável», disse um porta-voz do governo em conferência de imprensa.

[youtube:Zmgm7moBCZ8]

«O Governo está determinado a desempenhar um papel de liderança e a dar um bom exemplo» nesta área, disse o mesmo porta-voz.

Hong Kong é um importante mercado mundial de barbatanas de tubarão, uma iguaria apreciada por muitos asiáticos e, muitas vezes, servida em sopa nos banquetes pelos chineses mais ricos.

O comércio de barbatanas de tubarão não está sujeito a quaisquer regulamentos em Hong Kong, com a exceção de três espécies, o tubarão-frade, grande tubarão branco e o tubarão-baleia.

Segundo a ONG Pew, mais de 70 milhões de tubarões são mortos anualmente por causa das barbatanas. Um terço das espécies estará à beira da extinção.