Política

Marques Mendes defende cortes nas pensões de políticos e juízes

Luís Marques Mendes Global Imagens/Pedro Pimenta

O antigo líder do PSD, Luís Marques Mendes, defendeu ontem que o Governo também deve cortar as pensões dos antigos políticos e dos juízes do Tribunal Constitucional.

No seu comentário de sábado na SIC, Marques Mendes considerou «lamentável» a forma como o Governo tomou a decisão da convergência das pensões, que disse ir implicar «cortes nalguns casos brutais».

O antigo líder do PSD apontou ainda críticas à forma como tem decorrido o processo, como o facto de não ter sido explicada a aplicação dos cortes nas pensões.

«Será que os pensionistas merecem menos respeito? (...) Quando as pessoas são informadas, percebem», defendeu Marques Mendes, sublinhando ainda que é estranho o Governo estar a preparar um dossiê para explicar a medida ao Tribunal Constitucional (TC), mas não a esclarece aos pensionistas.

Marques Mendes defendeu ainda que não fazem sentido as exceções que o Governo manteve na lei para antigos políticos e juízes do TC. Na opinião do social democrata «há aqui dois pesos e duas medidas» e o Governo deve alterar a proposta de lei.

«O Governo é forte com os fracos mas fraco com os fortes», disse.