Mundo

Autoridades detetam 89 imigrantes ilegais ao largo da costa espanhola

Serviços Marítimos da Guardia Civil espanhola Direitos Reservados

Os Serviços Marítimos da Guarda Civil intercetaram esta manhã duas embarcações, uma na costa de Almeria e outra na costa de Granada, com 89 imigrantes ilegais a bordo.

Uma das embarcações foi detetada com 56 adultos e três menores, todos subsaarianos, a cinco milhas a sudeste de Adra (Almeria), segundo fontes dos serviços de emergência.

Os imigrantes, entre os quais se contam quatro mulheres, estão aparentemente em bom estado de saúde, tendo sido alvo de uma primeira análise médica no porto de Almeria onde chegaram às 05:00 locais (04:00 em Lisboa).

Fontes do Salvamento Marítimo em Almeria confirmaram que o resgate dos imigrantes contou com o apoio da embarcação Salvamar Hamal e do helicóptero Helimer 205.

Horas depois, a cerca de 12 milhas de Almunecar, na região espanhola de Granada, foi detetada uma segunda embarcação, neste caso pneumática, em que viajavam cerca de três dezenas de imigrantes.

A embarcação foi detetada por uma unidade de patrulha marítima da Guarda Civil, estando a caminho do local a embarcação Salvamar Hamal que transferirá para Motril (Granada) os imigrantes.

Até ao momento não se conhece o número exato de imigrantes a bordo desta segunda embarcação nem o seu estado de saúde.