Economia

Maria Luís Albuquerque deu "luz verde" a swap para Estradas de Portugal

Estradas de Portugal Direitos Reservados

Almerindo Marques, ex-presidente da Estradas de Portugal, assegurou que a "luz verde" foi dada pela atual ministra das Finanças enquanto responsável de uma agência estatal.

O gestor Almerindo Marques garantiu que Maria Luís Albuquerque quem deu o parecer favorável do IGCP à contratação de um swap pela Estradas de Portugal há três anos.

Na Comissão Parlamentar de Inquérito aos contratos swap, o ex-presidente da Estradas de Portugal disse que a atual ministra das Finanças deu "luz verde" a este contrato enquanto responsável da Agência de Gestão da Tesouraria e Dívida Pública.

Almerindo Marques indicou ainda ter ficado perturbado quando viu um organismo do Estado classificar este contrato swap como grau quatro numa escala de cinco.

Contactado pela TSF, o Ministério das Finanças lembrou o que Maria Luís Albuquerque disse na comissão de inquérito no final de julho.

Nessa altura, a atual ministra das Finanças assumiu que tinha no IGCP responsabilidade de emitir pareceres sobre o financiamento de empresas públicas sempre que havia pedidos nesse sentido.

Por seu lado, a edição online do Diário de Notícias lembrou que Maria Luís Albuquerque disse nesta comissão que, tendo tratado de questões de financiamento, numa lidou diretamente com contratos de swap.