Cerca de 300 imigrantes subsaarianos tentaram esta madrugada furar a vedação da fronteira espanhola de Melilla. As autoridades não conseguiram evitar a fuga de mais de cem pessoas.
«Perto de 300 imigrantes subsaarianos lançaram um assalto contra a fronteira de Melilla perto das 06:30 (horal local). de acordo com os dados disponíveis no momento, mais de uma centena conseguiu entrar», indicaram as autoridades espanholas num comunicado.
A ação violenta perto do posto fronteiriço de Barrio Chino e do aeroporto, feriu seis agentes espanhóis e um imigrante ilegal foi transportado para o Hospital Comarcal de Melilla com uma perna partida.
As autoridades indicaram ainda que os imigrantes conseguiram derrubar parte da vedação fronteiriça, entrando em território espanhol «com grande violência», lançando objetos contra os efetivos das forças de segurança que tentaram travar o assalto.
As autoridades marroquinas conseguiram travar muitos dos imigrantes do outro lado da fronteira. Os imigrantes estão a ser identificados pelas autoridades locais e vão ser depois alojados no Centro de Estadia Temporária (CETI) de imigrantes.
Os que chegaram a território espanhol fugiram em várias direções pela cidade, que hoje celebra o Dia de Melilla (516 anos de controlo espanhol).