O presidente do Maratona Clube de Portugal, Carlos Móia, afirmou hoje que a Meia Maratona de Lisboa, a realizar no dia 06 de outubro, já conta com 17 mil inscritos, o número máximo inicialmente estipulado mas que será alargado.
«Hoje podíamos fechar as inscrições. Ponderámos fechar porque temos mais de 17 mil inscritos, mas vamos dar mais um pequeno espaço porque temos uma margem de medalhas e t-shirts e vamos aproveitar essa folga, naturalmente. Este é um alerta para as pessoas que querem participar, porque quando faltam três semanas já atingimos o limite de inscrições», explicou Móia.
Na apresentação da edição de 2013 da corrida lisboeta, o responsável pela organização destacou a presença prevista de 37 atletas de elite da Federação Internacional de Atletismo (IAAF).
Móia destacou a inscrição dos etíopes Imane Merga (59.56 minutos) e Deressa Chimsa (60.51), os quenianos Wilson Kiprop (59.39), Gideon Ngatuny (59.50), Dino Sefir Kemal (59.42), Milton Rotich (60.43), Peter Some (60.21) e Wilson Kiprotich Kebenei (60.11) e os eritreus Yared Asmeron (60.28), Samuel Tsegay (60.17).
Além deste lote de atletas de elite, a organização da corrida, de 21,1 quilómetros e integrada no circuito «rock n'roll», conta ainda com os portugueses Luís Feiteira, Sérgio Silva, Ricardo Ribas e Carlos Silva, no setor masculino, e Ana Dulce Félix, Doroteia Peixoto, Anália Rosa, Mónica Silva, Daniela Cunha e Leonor Carneiro, no feminino, estando ainda em equação a possibilidade de ser contratada uma «lebre».
«Acabaram de me pedir para contratar uma lebre, mas com 37 atletas o nosso 'budget' está ultrapassado e estou à espera que alguns desistam. Para isso, dava-me jeito que alguns desistissem, assim poria uma 'lebre' e só a pagaria se fosse batido o recorde da prova», concluiu.
No dia 06 de outubro, a Meia Maratona de Lisboa vai partir da Ponte Vasco da Gama, às 10:15, e terá a meta instalada no Parque das Nações, onde vão atuar as bandas Xutos e Pontapés, Os Corvos, Secret Lie e Pedro Vaz e a sua banda.
No mesmo dia vai ser disputada a primeira edição da Maratona de Lisboa, cuja partida está marcada para as 10:05, em Cascais, assim como uma mini maratona (cerca de seis quilómetros) e uma prova de deficientes motores em cadeira de rodas.