Desporto

Nacional garante primeira vitória caseira

O Nacional conseguiu o seu primeiro triunfo caseiro da campeonato ao bater a Académica por 1-0, graças a um golo solitário do venezuelano Mário Rondon, aos 32 minutos.

O Nacional somou, este domingo, o seu primeiro triunfo em casa do campeonato ao bater a Académica por 1-0, em partida a contar para a quinta jornada da Liga.

Na primeira parte, a equipa madeirense ameaçou por várias vezes a baliza à guarda de Ricardo, mas as tentativas de Candeias, Mateus e Mário Rondon não tiveram sucesso.

Perante a Académica que apenas provocou perigo num livre de Ivanildo a que Gottardi correspondeu com uma grande defesa, a formação orientada por Manuel Machado acabou por chegar ao golo aos 32 minutos.

O estreante Zainadine assistiu Rondon que rematou para defesa do guarda-redes da Académica, com o venezuelano a não falhar na recarga.

No segundo tempo, o Nacional esteve muito perto de chegar ao 2-0, mas Mateus falhou o alvo depois de um desvio de cabeça de Mexer ao primeiro poste.

Depois de Académica ter novamente ameaçado por Ivanildo, os madeirense voltaram a criar uma excelente situação para ampliar a vantagem, contudo, Candeias rematou ao poste após cruzamento de Rondon.

No último quarto de hora, a equipa de Coimbra tentou chegar à igualdade num cabeceamento de Buval, aos 80 minutos, a que Gottardi respondeu com uma grande defesa.

Em cima do final, Buval ainda introduziu a bola na baliza do Nacional, no entanto, o árbitro anulou o golo por pretenso fora de jogo.

Sob a arbitragem de Vasco Santos, do Porto, no Estádio da Madeira, com a assistência de cerca de 1500 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:

Nacional: Gottardi, Zainadine Júnior, Miguel Rodrigues, Mexer, Marçal, Aly Ghazal, Claudemir, João Aurélio (Rafa, 83), Candeias, Mateus (Lucas João, 69), (Djaniny (90+2) e Mário Rondón.

Suplentes: Ricardo Batista, Rafa Sousa, Diego Barcellos, Lucas João, Djaniny, Diogo Coelho e Sequeira.

Académica: Ricardo, João Dias, Aníbal Capela, Reiner Ferreira, Djavan, Marcos Paulo (Diogo Valente, 70), Bruno China. Cleyton (Makelele, 53), Abdi (Buval, 35), Ivanildo e Marinho.

Suplentes: Peiser, Makelele, Buval, João Real, Diogo Valente, John Ogu e Fernando Alexandre.

Ação disciplinar: cartão amarelo para Gottardi (85) e Ivanildo (90+1).

Redação