O ator Neil Patrick Harris foi anfitrião da 65ª edição dos Emmy, que decorreu no Teatro Nokia, em Los Angeles. As homenagens a Cory Monteith, da série «Glee», e a James Gandolfini, da série «Os Sopranos», emocionaram a plateia.
As séries «Uma Família Muito Moderna», como melhor comédia, e «Breaking Bad», melhor drama, foram as vencedoras da noite.
[youtube:o32hKKqXiAY]
Já «Por Detrás do Candelabro» foi a vencedora em número de galardões ao somar, esta noite, três aos oito prémios técnicos que já tinha conseguido noutra gala no passado fim-de-semana.
Além de ser a melhor longa-metragem televisiva, esta produção da HBO permitiu a Michael Douglas (melhor ator em minissérie ou telefilme) e a Steven Soderbergh (melhor realizador) conquistarem os primeiros Emmy das suas carreiras.
Um das grandes surpresas foi o triunfo de Jeff Daniels como melhor ator dramático por «The Newsroom», quando Bryan Cranston era apontado como favorito para conquistar o seu quarto Emmy por «Breaking Bad».
Mais aberta foi a disputa pelo prémio de melhor ator em comédia, conquistado por Jim Parsons, em «A Teoria do Big Bang», que arrecadou o segundo Emmy da carreira.
Nas categorias principais de interpretação feminina confirmaram-se os prognósticos, com Claire Danes a repetir o seu êxito de 2012, como melhor atriz de drama por «Segurança Nacional» e Julia Louis-Dreyfus a arrecadar o Emmy equivalente em comédia por «Veep». Laura Linney vingou como a melhor atriz em minissérie ou telefilme pelo seu papel em «The Big C: Hereafter».
David Fincher arrecadou o prémio de melhor realizador de série dramática por «House of Cards», o qual entra para a história como o primeiro prémio atribuído pela Academia de Televisão dos Estados Unidos a uma produção emitida na Internet.
A cerimónia de entrega dos Emmy teve um dos momentos mais emotivos com os tributos a Cory Monteith, da série «Glee», Jean Stapleton, Jonathan Winters, Gary David Goldberg e James Gandolfini, com este último a ser recordado em palco por Edie Falco, mulher do seu famoso personagem Tony Soprano em «Os Sopranos».
[youtube:TjPxHYpFnfI]
[youtube:IOoKtL6iaaE]
A 65ª edição dos Emmy consagrou «Saturday Night Live» como o programa com mais Emmy de todos os tempos - num total de 40 - e confirmou «Mad Men» como a grande derrotada, dado que, em 2012 e 2013 acumulou 30 nomeações, das quais 12 este ano, e zero vitórias.