As juntas de freguesia vão estar disponíveis, no domingo, para esclarecer possíveis dúvidas dos eleitores, mas a ANAFRE acredita que não há problemas em perspetiva.
Nos últimos tempos, aos balcões das juntas de freguesia, têm chegado muitos cidadãos que não sabem o local onde poderão votar.
Com a agregação e extinção de muitas freguesias no país, esta dúvida acentuou-se. No entanto, o presidente da ANAFRE considera que o processo foi bem desenvolvido.
Armando Vieira, presidente da Associação Nacional de Freguesias, refere que, se houver dúvidas no dia das eleições, as juntas de freguesia estão a trabalhar e, nos sítios mais pequenos, até podem deslocar funcionários para os locais de voto.
As pessoas podem também enviar uma SMS, mas não é um processo simples: colocam as letras RE de recenseamento, seguido do número do cartão de cidadão e, depois, a data de nascimento, começando pelo ano, mês e dia.
Estas informações são depois enviadas para o 3838. E se a extinção e agregação de freguesias fez levantar em tempos grande contestação, hoje os ânimos estão mais serenados.