Porto

FC Porto mantém liderança com vitória sobre V. Guimarães (vídeo)

Josué festejando o golo que marcou ao V. Guimarães Global Imagens/Ricardo Júnior

O FC Porto manteve a liderança isolada da Liga ao bater o V. Guimarães por 1-0 no jogo que abriu a sexta jornada do campeonato. Josué marcou de penalty o único golo do jogo.

O FC Porto bateu, esta sexta-feira, o V. Guimarães graças a um golo de grande penalidade apontado por Josué, aos 51 minutos, na sequência de um lance duvidoso.

Pouco depois do início da segunda parte, Quintero parece ter provocado o contacto de Luís Rocha, um lance que o árbitro Pedro Proença entendeu ser merecedor de grande penalidade.

Antes, o FC Porto tinha desperdiçado diversas oportunidades para se colocar na frente do marcador, em especial, no início da primeira parte.

A melhor oportunidade que a equipa portista teve foi logo aos cinco minutos, quando Jackson Martinez, a passe de Mangala, atirou à baliza defendida por Douglas, mas o seu remate foi devolvido pelo poste.

Aos 16 minutos, Otamendi obrigou Douglas a uma excelente defesa, com o guardião vimaranense a voltar a estar em bom plano quando se opôs a remate de Lucho.

Jackson, que se poderia ter tornado no primeiro portista a marcar nas seis primeiras jornadas do campeonato, rematou contra um defesa, aos 28 minutos, com Licá atirar cruzado na recarga, mas sem acertar no alvo.

Na segunda parte, depois do golo, o FC Porto praticamente não criou perigo, com o V. Guimarães a apenas ameaçar a baliza de Helton, a dois minutos do final, com um remate ao lado de Maazou.

Sob a arbitragem de Pedro Proença, de Lisboa, no Estádio no Dragão, com a assistência de 32209 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:

FC Porto: Helton, Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Fernando (Carlos Eduardo, 76), Lucho, Quintero (Defour, 67), Josué, Jackson Martinez e Licá (Varela, 61).

Suplentes: Fabiano, Fucile, Ghilas, Reyes, Varela, Carlos Eduardo e Defour.

V. Guimarães: Douglas, Pedro Correia, Paulo Oliveira, Moreno, Luís Rocha, Leonel Olímpio, André (Tiago Rodrigues, 74), André Santos, Nii Plange (Marco Matias, 58), Maazou e Malonga (Ricardo, 74).

Suplentes: Assis, Freire, Marco Matias, Barrientos, Ricardo Tiago Rodrigues e Kanu.

Ação disciplinar: cartão amarelo para Fernando (29), Lucho Gonzalez (32), Douglas (50), Danilo (55), Leonel Olímpio (65) e Otamendi (70).