O socialista Marco Martins reclamou hoje uma «vitória histórica» em Gondomar, garantindo «uma maioria absoluta que revela a vontade de mudança e confiança nos Gondomarenses, que passam a governar o concelho».
«Esta é uma vitória histórica, como nunca aconteceu. Para a câmara, ganhámos em todas as freguesias. E conquistámos seis das sete juntas de freguesia, faltando apenas a de S. Pedro da Cova, que foi para a CDU», disse Marco Martins à Lusa.
Com 54,7 por cento dos votos, o autarca de 34 anos diz ter conseguido sete mandatos, contra os três do PSD/CDS-PP (26,2 por cento) e um da CDU (14,5).
«Esta votação mostra que a esquerda manda claramente em Gondomar, representando mais de 70 por cento dos votos», congratulou-se.
O até agora presidente da junta de freguesia de Rio Tinto (desde 2005), mais populosa de Gondomar, considera que encarna a «mudança desejada por todos os munícipes».
Fernando Paulo, candidato independente pelo movimento de Valentim Loureiro, que dominou a câmara durante vários mandatos, foi impedido em tribunal de se candidatar, por irregularidades no processo de recolha de assinaturas.