Os controladores queixam-se de não terem sido ouvidos no processo de criação do chamado céu único europeu, que pretende tornar os voos mais seguros, mais ecológicos e mais pontuais.
A Federação Europeia de Sindicatos de Controladores de Tráfego Aéreo (ATCEUC) decidiu adiar a greve que estava prevista para 10 de outubro em vários países europeus, berm como todas as ações industriais que estavam previstas nos diferentes países, incluindo em Portugal.
A greve agora adiada incluía-se no 'Action Day' [Dia de Ação, em português], organizado no âmbito de um protesto europeu dos controladores aéreos contra o Céu Único Europeu II. Além de Portugal, também Alemanha, França, Itália, Espanha e Grécia tinham anunciado paralisações para 10 de outubro.
Segundo a nota de imprensa da Federação Europeia de Sindicatos de Controladores de Tráfego Aéreo, este adiamento acontece depois de terem sido dadas garantias pela Comissão Europeia no Conselho de Ministros dos Transportes, em Vilnius (Lituânia), de que está disposta a discutir as questões de segurança e o ponto de vista dos controladores aéreos.
Quando anunciou o protesto, o SINCTA (Sindicato dos Controladores de Tráfego Aéreo) disse que este se deveu ao facto de a Comissão Europeia «se ter isolado no processo decisório relativo à proposta legislativa SES2+ [Céu Único Europeu II], reduzindo o envolvimento dos Estados-membros e o papel das autoridades nacionais na sua discussão».
O Céu Único Europeu II é uma iniciativa da Comissão Europeia que visa "tornar os voos mais seguros, mais ecológicos e mais pontuais", permitindo que as companhias aéreas reduzam em 16 milhões as emissões de dióxido de carbono, e diminuam os seus custos anuais "entre dois a três mil milhões de euros", de acordo com a informação divulgada por Bruxelas em junho.
As medidas defendidas nesta iniciativa abrangem os setores da aviação civil e militar, incidindo sobre a regulamentação, a economia, a segurança, o ambiente, as tecnologias e as instituições.
A ATCEUC é composta por 28 sindicatos autónomos que representam mais de 12 mil controladores de tráfego aéreo na Europa.