Portugal

Perguntas para o primeiro-ministro na Universidade do Algarve

A agenda hoje de Passos Coelho inclui respostas aos portugueses, o primeiro-ministro vai estar no programa da RTP que gerou polémica há cerca de um mês.

Em campanha para as autárquicas, Passos vai responder a 20 perguntas de portugueses que espera que sejam representativos da sociedade.

Provavelmente nesse lote de perguntas estão algumas perguntas que a jornalista Maria Augusta Casaca escutou na Universidade do Algarve esta manhã

Não são 20, são 7 perguntas, mas revelam algumas preocupações atuais dos portugueses. Leonor, funcionária da universidade, tem há muito uma pergunta para fazer ao primeiro-ministro.

«Se ele quer viver com o meu ordenado e se sente na pele as medidas que tem estado a tomar?»

Num dos bares da Universidade, entre duas aulas, Isabel Barrote, investigadora e professora nesta escola, preocupa-se com as recentes notícias sobre pensões de sobrevivência que vão afectar a sua família.

Já o professor Carlos Guerreiro quer saber também de Passos Coelho se o empobrecimento do país vai continuar 'ad eternum'.

Se estivessem frente a frente com o primeiro ministro, Marta, aluna de mestrado de biotecnologia ,e António, aluno de psicologia sabiam como questioná-lo.

«Como está a haver muitos cortes na investigação gostaria de saber se é para continuar?», pergunta ela.

«De que forma as universidades podem sobreviver e fazer um melhor trabalho para os alunos se têm cada vez menos dinheiro», adianta.

Já Rui, futuro gestor de empresas, não tem dúvidas: no País devia existir um lei contra aquilo a que chama criminalidade autorizada de políticos e gestores.

Tantas perguntas, por enquanto sem resposta. Talvez algumas sejam respondidas esta noite por Passos Coelho.

Redação