Pelo menos cinco pessoas morreram hoje no naufrágio de um barco que participava numa procissão fluvial, que tradicionalmente se realiza no rio Amazonas, no Estado de Amapá, noticiou a Folha de S. Paulo.
Segundo o jornal, 34 pessoas foram resgatadas do mar pelas outras embarcações que participavam no Círio Fluvial, mas o comandante está dado como desaparecido.
O barco, com capacidade para 40 pessoas, regressava de Macapá, capital estadual de Amapá, ao município de Santana, quando adernou e se virou.
«A embarcação é de 2010, foi vistoriado pela capitania e estava dentro do limite da sua capacidade, que era de 40 passageiros. As causas do acidente serão concluídas após inquérito», disse o capitão-de-fragata Carlos Rodrigo Neves de Oliveira, de Amapá.
A romaria fluvial é realizada um dia antes do Círio de Nazaré no Amapá, e para participar na romaria fluvial é necessária uma inscrição e a vistoria dos barcos, sob controlo da capitania.
Na romaria fluvial, a imagem de N.ª Sr.ª da Nazaré é levada de barco de Santana até a capital amapaense, um percurso de cerca de 15 quilómetros.