A lista para a entrada no Rock and Roll Hall of Fame foi conhecida hoje e a eleição acontece nas próximas semanas. Pelo segundo ano consecutivo, os fãs podem votar através da Internet.
Os Nirvana estão no topo da lista e é a primeira vez, de acordo com os regulamentos, que podem ser nomeados. As regras dizem que para entrar no Rock and Roll Hall of fame, é preciso deixar correr 25 anos desde a edição do primeiro disco.
No caso dos Nirvana, o primeiro disco foi «Bleach», em 1989. Os Nirvana não são banda fundadora do Grunge de Seattle, mas são a pricipal referência de um género que, dizem os críticos, refundou o rock, pegando em sons mais pesados.
Na lista para 2014, estão também nomeados os Kiss, os Yes e e os Deep Purple. A título individual, destacam-se os nomes Cat Stevens, Linda Ronstadt e Peter Gabriel.
O fundador dos Genesis é nomeado pela carreira a solo, depois da eleição dos Genesis como coletivo há dois anos.
O RnB está representado por LL Cool J, e pelo coletivo RAP NWA. Há ainda dois nomes que estão muito ligados à criatividade da música de dança da década de oitenta: os Chic e a dupla Daryl Hall e John Oates.
São 16 nomeados para eleger os oito elementos da classe de 2014 do Rock and Roll Hall of Fame. Um museu da música popular em Cleveland, Ohio, que elege as maiores figuras, não apenas do rock, como diz o nome.
A votação decorre nas próximas semanas entre os 600 membros desta espécie de academia da música, mas os fãs também podem votar pela Internet até dia 10 de dezembro.