O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, descartou hoje responsabilidades na situação da relação entre Portugal e Angola e afirmou que vai ser encontrada uma solução.
À chegada à Cidade do México, onde acompanha uma visita oficial do primeiro-ministro, questionado se vai ser encontrada uma solução para o problema com Angola, o ministro responde: «Vamos encontrar, vamos».
Interrogado se entende que tem responsabilidades na atual situação da relação entre Portugal e Angola, Rui Machete disse que não.
Por sua vez, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, remeteu declarações à comunicação social para mais tarde.
Na terça-feira, o presidente angolano, José Eduardo dos Santos, considerou que «o clima político atual» da relação entre Portugal e Angola «não aconselha à construção da parceria estratégica antes anunciada» entre os dois países.
Ainda na terça-feira e em reação a estas palavras, o Governo português manifestou surpresa com as palavras do presidente angolano sobre a relação entre Portugal e Angola e reiterou a importância e o «alcance estratégico» que tem atribuído a esse relacionamento bilateral.
Portugal e Angola têm previsto realizar, em Luanda, em fevereiro do próximo ano, a primeira cimeira bilateral, anunciada em fevereiro pelo então ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Portas.