O sindicalista José Manuel Oliveira confirmou uma greve nos CTT a 25 de outubro e uma paralisação de três horas por turno na Transtejo e Soflusa entre 2 e 9 de novembro.
A Federação dos Sindicatos dos Transportes (FECTRANS) anunciou, esta quarta-feira, uma quinzena de protestos entre 25 de outubro e 9 de novembro.
José Manuel Oliveira confirmou uma greve nos CTT a 25 de outubro e uma paralisação de três horas por turno na Transtejo e Soflusa entre 2 e 9 de novembro, sendo que «nas outras empresas públicas serão anunciados [protestos] até 21 de outubro».
«Decidimos também convocar os trabalhadores das empresas públicas de transportes e reformados para uma manifestação nacional a realizar em Lisboa a 9 de novembro», adiantou.
Este sindicalista assegurou ainda que esta é uma primeira resposta à proposta de Orçamento do Estado para 2014, que agrava as condições laborais dos trabalhadores dos transportes.
«É um Orçamento de Estado que continua com a retirada do direito ao transporte dos trabalhadores das empresas públicas de transporte nos termos em que já foi decidido no ano passado», assinalou.
José Manuel Oliveira adiantou ainda que este orçamento apresenta também a novidade de acabar com os complementos de reforma nas empresas onde eles existem, bem como o aumento da idade da reforma.
Este sindicalista insistiu também que este orçamento não só é «contrário aos interesses dos trabalhadores e dos serviços que estas empresas que prestam», como também visa destruir as empresas e contratação coletiva, bem como deixar os trabalhadores mais pobres.