Na base deste despejo, estará a falta de pagamento de dívidas à câmara do Porto, o que levou a que todo o material desta companhia tenha sido retirado do teatro.
A companhia de teatro Seiva Trupe foi despejada, esta quinta-feira, do Teatro do Campo Alegre pela câmara do Porto, por ter falhado o pagamento de uma dívida que tinha com a autarquia.
Depois de mais de uma década neste espaço, a Seiva Trupe ter-se-á atrasado no pagamento das rendas e numa altura em que está a ser montado o novo espetáculo da companhia.
Citado pela edição online do Público, um elemento da Seiva Trupe explicou que funcionários do município e da polícia municipal retiraram pela madrugada todo o material das várias salas, incluindo computadores e o cenário.
Ao chegarem ao teatro de manhã, os elementos da Seiva Trupe perceberam que as fechaduras tinham sido trocadas e já constava um aviso no edifício de que tinha sido cumprida uma ordem de despejo.
Também ouvida pelo Público, a autarquia do Porto recordou que até um morador de um bairro social é obrigado a abandonar a casa municipal se não pagar a renda.
Depois de ter sido resolvido um primeiro diferendo com a câmara a propósito de uma dívida acumulada até 2011, a autarquia garante ter ficado estabelecido que o incumprimento de qualquer pagamento terá como efeito a cessação imediata do contrato.
Contactada pela TSF, a Seiva Trupe remete qualquer esclarecimento para uma conferência de imprensa agendada para sexta-feira.