Os motoristas dos Transportes Coletivos do Barreiro, distrito de Setúbal, vão, «pela primeira vez», juntar-se à luta do setor e fazer greve a 06 de novembro, indicou fonte do Sindicato Nacional dos Motoristas.
Em comunicado, o sindicalista Manuel Oliveira refere que a greve terá início «desde o 1.º serviço destes trabalhadores até às 12:00» de 06 de novembro.
Nesse dia, os trabalhadores realizam também um plenário para decidir novas formas de luta.
Esta greve surge após a decisão tomada na quarta-feira numa reunião que juntou 36 organizações sindicais e comissões de trabalhadores do setor dos transportes.
Na reunião, os trabalhadores decidiram avançar com uma manifestação nacional, em Lisboa, a 09 de novembro e com uma quinzena de greves, a começar a 25 de outubro e terminar a 08 de novembro.
Em causa está a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2014, que prevê reduções salariais, concessão das empresas públicas de transporte a privados e a redução das indemnizações compensatórias, entre outras medidas.
Os representantes dos trabalhadores decidiram ainda exortar os deputados a reprovarem o OE, a pedirem ao Tribunal Constitucional a sua fiscalização preventiva e realizar uma nova reunião a 08 de novembro.
Além da greve dos motoristas dos Transportes Coletivos do Barreiro, já estão também agendadas as paralisações dos CTT, a 25 de outubro, do Metropolitano de Lisboa, a 31 de3 outubro e da Transtejo e Soflusa, de 02 a 09 de novembro, três horas por turno.