Política

Braga: Novo autarca estabelece prazo para mostrar trabalho

Global Imagens/Sérgio Freitas

O novo presidente da Câmara de Braga prometeu definir as principais prioridades do mandato nos próximos cem dias. Ricardo Rio, da coligação PSD-CDS, sucede ao socialista Mesquita Machado que esteve à frente da autarquia durante quase quatro décadas. O virar de página institucional chamou muita gente para a cerimónia de posse.

O Teatro Circo encheu por completo e, na rua, ficaram muitas pessoas indignadas por não conseguirem lugar para assistir à tomada de posse de Ricardo Rio.

Todos quiseram testemunhar numa cerimónia carregada de simbolismo. Uma viragem histórica na autarquia de Braga que, desde o 25 de Abril, não conheceu outro presidente de câmara senão Mesquita Machado.

O ex-autarca não compareceu à cerimónia, mas foi lembrado no discurso de António Braga, presidente da Assembleia Municipal cessante, que o considerou um nome incontornável na história da cidade. No entanto, foi assobiado quando desfiava a obra do socialista Mesquita Machado.

Segue-lhe agora Ricardo Rio, da coligação PSD-CDS, que prometeu mostrar ao que vem em cem dias e provar o que vale nos próximos quatro anos.

«Agora, é um tempo novo que vamos viver em Braga, é um tempo em que iremos dar continuidade ao que de bom recebemos como legado do passado, em que vamos corrigir os erros daquilo que julgamos ser merecedor (...)», afirmou.

No imediato, Ricardo Rio vai avançar com duas medidas simbólicas de rutura com o passado recente: anular as propriedades de expropriação dos terrenos adjacentes às convertidas e revogar o alargamento do estacionamento pago na cidade.