Desde a tarde de quarta-feira até às 7.00 de hoje, a Proteção Civil nacional registou mais de 370 ocorrrências na sequência da chuva intensa que caiu em vários pontos do país.
Os distritos de Lisboa e de Setúbal foram os mais afetados, mas Paulo Santos, da Proteção Civil, sublinha que não se verificaram problemas de maior. A maioria dos casos está relacionada com inudações.
A proteção civil garante no entanto que por esta hora a situação está mais calma.
O subchefe António Vinagre, dos Bombeiros Sapateiros de Lisboa, explica à TSF que até às 2:00 receberam um número de pedidos de ajuda superior ao normal.
«Desde as 20:00 até cerca da meia-noite recebemos 106 pedidos para pequenas inundações, entre a meia-noite e as duas 48 pedidos, num total de 154 pedidos», explica.
A meteorologista Maria João Frada avisa que o mau tempo vai durar ao longo do dia desta quinta-feira. A previsão é de muita chuva, trovoada e rajadas fortes, sobretudo nas regiões norte e centro.
O Instituto do Mar e da Atmosfera já acionou o aviso laranja em 11 distritos até às 18:00. Trata-se do segundo nível mais grave numa escala de quatro.