Um antigo polícia da Califórnia que usou gás pimenta contra estudantes vai receber 28 mil euros de indemnização. Eram alunos da universidade da Califórnia que, há dois anos, participavam de forma pacífica, num protesto contra o poder financeiro.
O caso provocou a demissão do polícia que vai agora ser indemnizado por danos psicológicos.
O tenente John Pike, perante uma fila de 21 manifestantes sentados no chão, parados, despejou em cima deles gás pimenta.
[Youtube:L1qrQLwVPqE]
Pike atira o gás diretamente para a cara dos jovens, faz isso primeiro para um lado, da direita para a esquerda, atingindo todos, e depois, sem outra reação dos estudantes que não seja tentar tapar a cabeça, novamente da esquerda para a direita.
[Youtube:MulYagoCSjs]
Os alunos da Universidade da Califórnia do Campus de Davis tinham montado tendas num relvado, em solidariedade com o movimento Occupy Wall Street.
Um dos vídeos, colocados no youtube, que mostra o sucedido tem mais de 2 milhões e 700 mil visualizações.
[Youtube:WmJmmnMkuEM]
O tenente foi suspenso e deixou a polícia universitária da Califórnia, no ano seguinte, em 2012.
A reitora da universidade questionou o Ministério Público se não haveria razão para acusar criminalmente o tenente, mas a resposta foi negativa.
A Universidade da Califórnia pagou, no ano passado, 1 milhão de dólares de indemnização aos 21 estudantes, o que deu pouco mais de 47 mil dólares a cada um.
Já em junho deste ano foi o próprio John Pike a pedir uma compensação, queixando-se de ter sofrido danos psicológicos e emocionais, após o episódio porque recebeu mais de 17 mil emails ameaçadores, 10 mil SMS e centenas de cartas.
Agora, a Universidade anunciou, em comunicado, que chegou a um acordo com Pike, pagando mais de 38 mil dólares, qualquer coisa como 27 e 500 euros.
O relatório da universidade acusa a polícia de uso excessivo da força e de ter julgado a situação de forma errada.