Vida

Resgatado corpo de um dos pescadores desaparecidos na Figueira da Foz

Global Imagens

Foi resgatado o corpo de um dos três pescadores desaparecidos na sexta-feira, após o naufrágio de uma embarcação de pesca na Figueira da Foz. Os outros dois continuam desaparecidos.

O corpo foi avistado em alto mar a cerca de uma milha e meia (três quilómetros) da praia do Cabedelo e recuperado pelo helicóptero da Força Aérea que participa nas buscas.

Para além dos meios terrestres, estão também envolvidos nas operações um helicóptero da Força Aérea e a corveta Batista Rodrigues, que está mais a norte do local, uma vez que têm aparecido destroços a oeste do Cabo Mondego.

As buscas vão continuar pelos outros dois pescadores que continuam desaparecidos na sequência do naufrágio de sexta-feira na Figueira da Foz.

Oito tripulantes caíram à água quando uma embarcação de pesca com 15 metros naufragou à saída da barra da Figueira da Foz cerca das 18:20.

As equipas de socorro conseguiram resgatar cinco tripulantes, um dos quais se encontra internado nos Hospitais da Universidade de Coimbra com «prognóstico muito reservado», de acordo com a mais recente avaliação clínica divulgada pelo hospital.

Este pescador deu entrada no hospital em paragem cardiorespiratória, mas foi entrenato estabilizando. Esta manhã, fontes hospitalares disseram à TSF, que que não foram registadas melhoras.

A capitania do porto de Figueira da Foz confirmou à TSF que nenhum dos oito tripulantes da embarcação usava colete salva-vidas.

No entanto, José Festas, da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, diz que o uso de colete não é obrigatório e que os tribulantes foram surpreendidos com uma alteração súbita do estado mar.