O Instituto Português do Mar e da Atmosfera confirma que o fenómeno que ontem se viu ao largo da Ericeira pelas 17:00 foi um tornado sobre o mar.
É essa a classificação depois de analisados os registos de um radar e as imagens que surgiram na comunicação social.
Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) diz que estes casos são pouco comuns em Portugal, mas uma análise preliminar confirma que este fenómeno esteve associado a um sistema convectivo multicelular que se formou sobre o mar e que foi bem identificado através do radar meteorológico de Coruche/Cruz do Leão.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera acrescenta que, para além deste tornado no mar, os úlltimos dois dias tiveram outros fenómenos extremos de vento nas zonas de Constância e Ferreira do Zêzere.
[youtube:mvmOwUWJroE]