O acordo assinado prevê que o PS fique com os pelouros da habitação, ação social e urbanismo, enquanto que Rui Moreira fica com a reabilitação urbana e sobre o desenvolvimento económico e social, bem como com o desporto, lazer e turismo.
O socialista Manuel Pizarro considerou «muito positivo para a cidade» o acordo que firmou com o independente Rui Moreira para o governo da câmara do Porto.
Ouvido pela TSF, o cabeça de lista do PS à câmara do Porto entende que este acordo «permitirá responder de forma mais rápida e mais intensa aos problemas dos portuenses».
«Acho também que é um belíssimo sinal que se dá para o país numa cidade onde independentes e PS resolveram juntar-se para procurar uma maior eficácia nas resposta às dificuldades pelas quais as pessoas estão a passar», frisou.
Pizarro, que ficou com a responsabilidade pela habitação e ação social, disse ainda que com estes pelouros vai tentar resolver parte dos problemas dos idosos isolados e da pobreza extrema.
Apesar de achar que os «objetivos serão coletivamente assumidos pelos vereadores da maioria com a participação de todos os eleitos», o autarca socialista assinalou que «há muitos portuenses a sofrerem na cidade».
«Há muitas situações de pobreza extrema, designadamente as pessoas sem abrigo. Há muitos idosos a viverem isolados cheios de dificuldades. Não conseguiremos seguramente resolver todos os problemas, mas daremos o nosso melhor para que as pessoas possam viver com mais qualidade de vida e mais dignidade», frisou.
O acordo assinado com o PS prevê que Rui Moreira fique com a responsabilidade direta sobre a reabilitação urbana e sobre o desenvolvimento económico e social, bem como sobre o desporto, lazer e turismo, ao passo que o socialista Manuel Correia Fernandes fica com o pelouro do urbanismo.