Economia

«Notável» a «calma» como irlandeses receberam orçamento, diz professor português

O professor Filipe Ribeiro de Meneses explicou que este foi o primeiro orçamento na Irlanda desde 2008 que não visou, de forma particular, a classe média deste país.

Um professor português de uma universidade da Irlanda considerou «notável» a «calma» como os irlandeses receberam o último Orçamento de Estado para o país.

«Foi o primeiro orçamento desde 2008 (e houve orçamentos suplementares pelo caminho) em que a classe média, no cômputo geral, não foi visada», explicou Filipe Ribeiro de Meneses.

Ouvido pela TSF, este docente de História Contemporânea da Universidade de Maynooth adiantou ainda que os irlandeses têm a «esperança agora que as coisas estejam finalmente a melhorar ou pelo menos que já não estejam a piorar».

«Há alguns indícios de que as coisas estão a melhorar e de que há alguma confiança no futuro: o preço das casas começou finalmente a aumentar e isso indica que as pessoas estão finalmente a também acreditar no fim da crise», explicou.

Há 25 anos neste país, Filipe Ribeiro de Meneses lembrou ainda que as «questões estruturais que tanto afetam Portugal não são tão graves na Irlanda».

Redação