Coisas muito pequenas podem causar uma grande impressão e a prová-lo está o concurso "Small World», promovido pela Nikon. Os protagonistas deste concurso fotográfico não são, na maioria das vezes, sequer vistos a olho nu. Mas nem por isso deixam de puxar pela imaginação dos fotógrafos.
O resultado é de "encher o olho", uma tradição que se mantém, aliás, desde a primeira edição do concurso em 1977, quando o fotógrafo James W. Smith venceu o primeiro prémio com uma microfotografia de cristais existentes no interior de vidro rico em cobalto.
Na edição de 2013, as 20 melhores microfotografias do ano mostram um mundo muito pequeno mas cheio de luz. A imagem vencedora, do fotógrafo freelancer holandês Wim van Egmond, faz lembrar um fio de cabelo encaracolado. Na realidade, é uma diatomácea marinha, uma espécie de fitoplancton.
Mais de duas mil imagens de 80 países estiveram a concurso. O júri avaliou questões como a originalidade, a informação que transmitem, as capacidades técnicas que permitiram a fotografia e o impacto visual da mesma.
Nesta galeria mostramos as 20 melhores imagens da competição de 2013.