Desporto

Tocha olímpica lançada no espaço na quinta-feira

REUTERS/Shamil Zhumatov

A tocha olímpica vai ser lançada para o espaço pela primeira vez na quinta-feira, a partir do Cazaquistão, e deverá atingir a termosfera no sábado, a três meses da chegada a Sochi, na Rússia, para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014.

A tocha vai descolar da Terra quinta-feira às 04:14 (horário em Portugal), a bordo do foguetão Soyuz TMA-11M, tripulado pelo russo Mikhaïl Tiourine, o norte-americano Rick Mastracchio e o japonês Koichi Wataka. O destino é a Estação Espacial Internacional (ISS), antes do regresso ao Cazaquistão a 11 de novembro.

Por questões de precaução, enquanto a tocha estiver a bordo do Soyouz TMA- 11M a chama será, excecionalmente, extinta.

O Comandante do "Olympic Soyuz ", o russo Mikhail Tyurin, manifestou-se encantado com a ideia de transportar a tocha, símbolo do ideal olímpico de união das nações, que vai acender a pira olímpica em Sotchi, onde os primeiros Jogos de Inverno na Rússia vão decorrer entre 07 a 23 de fevereiro de 2014.

«Para nós é uma alegria e sentimos uma enorme responsabilidade, na medida em que temos a oportunidade de desempenhar um papel no movimento olímpico», frisou Tyurin.

Dois outros cosmonautas russos já a bordo da ISS, Oleg Kotov e Sergei Ryazansky, realizarão a tradicional caminhada com a tocha olímpica no espaço, que começará sábado, às 14:30 (horário em Portugal).

Além do espaço, a tocha olímpica também passará nas profundezas do lago Baikal, na Sibéria. O símbolo do ideal olímpico já viajou, também, ao Polo Norte, durante uma viagem de 123 dias, que começou no dia 07 de outubro em Moscovo e terminará a 07 de fevereiro de 2014 durante a Cerimónia de Abertura dos Jogos.

A descolagem de quinta-feira será transmitida em direto pela NASA, num ecrã gigante na praça Times Square, em Nova Iorque, segundo informou a agência espacial norte-americana.