A Fundação Mata do Bussaco conquistou o Prémio Manuel António da Mota, dedicado ao Ano Europeu dos Cidadãos, devido aos seus projetos de «ressocialização integrada corresponsável de reclusos». A Fundação Mata do Bussaco, liderada por António Jorge Franco, fez uma parceria com o Estabelecimento Prisional de Coimbra para que os reclusos trabalhem na limpeza e reflorestação da Mata do Buçaco.
Nesta reportagem podemos ver o trabalho de sete reclusos do Estabelecimento Prisional de Coimbra que atualmente trabalham, de segunda a sexta-feira, na Mata Nacional do Buçaco. Um projeto que visa reintegrar social e profissionalmente os reclusos e, ao mesmo tempo, assegurar as tarefas desta jóia da natureza e do património da região centro e do país.
O sucesso do projeto já viabilizou a integração de um ex-recluso nos quadros de pessoal da Fundação que gere a mata e que, por isso, gostaria de contar com mais uma equipa de sete reclusos a trabalhar, lado a lado, com os funcionários contratados.
«Venham mais sete» é uma reportagem de Noémia Malva Novais , com câmara de Alexandrina Guerreiro e Herlander Rui pós-produção áudio e vídeo de de Ana António.