Portugal

Instituto de Investigação Científica e Tropical em risco de fechar

O Instituto de Investigação Científica e Tropical, criado há 130 anos, pode estar condenado a fechar portas. O Orçamento em 2014 será reduzido para metade.

O Instituto de Investigação Cientifíca e Tropical, um laboratório do Estado, corre o risco de fechar portas em consequência dos sucessivos cortes nos orçamentos.

Em 2014, este Instituto de Investigação Científica e Tropical - tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros - terá que viver com praticamente metade do Orçamento.

O corte é de 47 por cento. Este é um desinvestimento que preocupa todo o pessoal a começar investigadores do instituto.

Os cerca de 60 investigadores do quadro estão preocupados a situação e acusam o Governo de estar a querer desmantelar esta instituição.

O Instituto de Investigação Científica e Tropical pode estar à beira da ruptura. A denúncia é feita por Pedro Reis, o presidente do Fórum dos Conselhos Científicos dos Laboratórios do Estado aponta o dedo ao Governo e ao corte anunciado para 2014.

Com vários projetos em curso, em áreas variadas como a biodiversidade e a segurança alimentar, Pedro Reis diz que a investigação corre o risco de ficar parada e de se perderem parcerias a nível mundial.

As verbas do IICT representam 1,25 por cento no orçamento do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Por isso, Pedro Reis não percebe a razão de um corte tão expressivo no próximo Orçamento do Estado.

Confrontado com esta redução anunciada de 47 por cento nas verbas do instituto para o próximo ano, o presidente do IICT, Jorge Braga de Macedo, apenas disse à TSF, que não comenta o assunto.

A situação deste instituto foi também denunciada, esta tarde, pelo bloquista Luís Fazenda, que ao apresentar propostas de alteração ao orçamento no capítulo do Ensino Superior Público condenou os cortes propostos em alguns laboratórios públicos.

Para evitar esta situação, o Bloco de Esquerda sugere que o Governo corte nas parcerias público-privadas.

Redação