Vida

Habitantes de Lisboa dão um presente ao Jardim Botânico

Jardim Botânico da Universidade de Lisboa DR/Amigos do Botânico

Os quatro hectares do Jardim Botânico da Universidade de Lisboa acabam de fazer 135 anos e receberam uma prenda dos habitantes da capital. O projeto de requalificação do Botânico venceu o orçamento participativo de Lisboa com 7553 votos e vai receber 500 mil euros.

As ideias para requalificar este espaço verde de Lisboa são várias, mas as prioridades passam por mudar o chão dos caminhos, criar espaços para esplanadas, fazer um jardim mediterrânico e descobrir água.

A TSF visitou o Jardim Botânico, numa visita guiada por Pedro Sousa Dias, do Museu de História Natural, e acompanhada pela investigadora Irneia Melo e pelo amante de Botânica António Bagão Félix.

No Jardim Botânico estão referenciadas 1493 espécies distintas, numa extensa lista que aqui se torna acessível a estudiosos e curiosos.

Em 2010, o projeto vencedor do orçamento participativo foi a Start Up Lisboa, uma Incubadora de empresas constituída em 2011.

A TSF foi conhecer esta associação privada sem fins lucrativos, com a missão de facilitar a criação e desenvolvimento da iniciativa empresarial através da combinação de infraestruturas e serviços de apoio especializados.