Vida

Guterres não se reconhece na biografia que chega hoje às livrarias

António Guterres Global Imagens

«António Guterres - Os Segredos do Poder», uma biografia semi-autorizada do antigo primeiro-ministro, chega hoje às livrarias. O livro resulta de uma investigação de Adelino Cunha.

O livro de Adelino Cunha é baseado em arquivos e entrevistas e teve a boa parte dos factos conferidos com o próprio António Guterres. Ainda assim, o antigo líder socialista não partilha a visão do autor.

Contactado pela TSF, António Guterres diz que não é a história como ele a contaria.

Numa resposta escrita, o antigo líder socialista diz respeitar a liberdade de imprensa, e o direito de outros terem as suas próprias interpretações, bem como eventuais objetivos políticos a que ele, Guterres, é estranho.

O autor, Adelino Cunha, vasculhou arquivos, falou com muitos dos companheiros e adversários políticos de António Guterres, e descreve um político com a ambição bem definida, desde cedo.

Em 1995, Guterres chega ao poder com um estilo radicalmente diferente de Cavaco Silva Aao autoritarismo, seguiu-se o diálogo, a busca de consensos. Traços que o podem tornar, assim queira, num bom candidato presidencial.

António Guterres continua a recusar este cenário, e rejeitou, por estes dias, um convite para uma entrevista na TSF. Argumenta que não tenciona entrar em polémicas que não lhe interessam, e garante que vai continuar tão discreto como até aqui.

O livro é lançado hoje, ao final da tarde, em Lisboa, e vai ser apresentado por duas referências na vida de António Guterres: o padre franciscano Vítor Melícias, e António Reis, antigo deputado e dirigente socialista, e ex-Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano.

Redação