Economia

Investimento alemão em Portugal aumentou 186 milhões no 1º semestre

Angela Merkel e Pedro Passos Coelho Global Imagens/Gustavo Bom

Um ano depois da visita de Angela Merkel a Portugal, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã faz um balanço positivo. A presença da chanceler acelerou vários projetos no país.

Depois da visita de Angela Merkel, o investimento direto líquido da Alemanha em Portugal aumentou 186 milhões de euros no primeiro semestre deste ano.

O balanço feito pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã é bastante positivo. O presidente, Bernardo Meireles, sublinha que a visita de Merkel não teve um impacto directo imediato no investimento alemão, mas acelerou vários projetos que estavam à espera de melhores dias.

O presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã admite também que a investigação agora anunciada pela Comissão Europeia ao excedente externo da Alemanha pode acelerar alguns investimentos em Portugal.

Um benefício, uma oportunidade extra, é assim que o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã olha para o cartão amarelo mostrado pela Comissão Europeia, que pretende que Berlim cuide de equilibrar a balança entre o que vende e o que compra aos parceiros da União Europeia.

Redação