Vida

Os melhores arranha-céus do mundo (em imagens)

Torre Burj Khalifa Direitos Reservados

Desde 2002, a organização internacional CTBUH, o Conselho para os Edifícios Altos e Habitat Urbano, tem premiado o que de melhor se faz na arquitetura mundial. Para além dos profissionais da arquitetura, desde 2007, os prémios passaram a incluir os edifícios, em particular os arranha-céus. Nesta galeria, passamos em revista os premiados.

O CTBUH (Council on Tall Buildings and Urban Habitat) é uma organização internacional não-lucrativa, que se ocupa do estudo e registo de tudo o que se faz relacionados com o planeamento, design e construção de edifícios altos e arranha-céus.

Os prémios são atribuídos por região - Médio Oriente e África, Europa, América, Ásia e Oceânia -, o melhor arranha-céus do ano, o Prémio Inovação e, desde 2013, o Prémio 10 Anos.

No site Skyscrapercenter, o CBTUH mantém uma base de dados atualizada com todos os dados relacionados com arranha-céus. A partir daqui sabe-se, por exemplo, que o edifício mais alto do mundo é, até esta data, a Torre Burj Khalifa, com 828 metros de altura, existem 814 edifícios no mundo com mais de 200 metros e 2863 com mais de 150 metros.

Um trabalho de Teresa Alves.