A Nigéria e a Costa do Marfim tornaram-se nos primeiros países africanos a qualificar-se para o Mundial 2014. Os nigerianos afastaram a Etiópia, ao passo que os marfinenses apuraram-se diante do Senegal.
A Nigéria qualificou-se, este sábado, para a fase final do Mundial 2014, após bater em casa a Etiópia por 2-0, isto depois de os nigerianos terem ganho a primeira mão por 1-2.
Em Calabar, Victor Moses colocou a Nigéria na frente de grande penalidade aos 20 minutos, com Obinna a confirmar a qualificação da equipa da casa com um tento a oito minutos do final.
Desta forma, os atuais campeões de África conquistaram a sua quinta presença em Mundiais, a quarta consecutiva em campeonatos de mundo.
A Costa do Marfim também confirmou o seu apuramento para o Mundial que se vai disputar no Brasil ao empatar a um golo frente ao Senegal, que foi obrigado a jogar na cidade marroquina de Casablanca.
Depois de terem ganho em Abidjan por 3-1, os senegaleses ainda reentraram na eliminatória com um golo de Moussa Sow, de penalty, aos 76 minutos.
Contudo, a Costa do Marfim acabaria com as dúvidas sobre o vencedor da eliminatória, ao marcar no terceiro minuto dos descontos por intermédia de Salomon Kalou.
Assim, a Costa do Marfim disputará o seu terceiro Mundial consecutivo, isto depois de nos dois últimos campeonatos do mundo não ter passado da primeira fase.