Uma equipa de limpezas de um aeroporto indiano descobriu 24 barras de ouro, avaliadas em mais de um milhão de dólares, dentro da casa de banho de um avião, divulgou o responsável do aeroporto.
O avião da companhia aérea Jet Airways estava estacionado no aeroporto de Kolkata (leste), na terça-feira, depois de um voo proveniente de Patna (leste).
Segundo a comunicação social indiana, o aparelho era procedente de Banguecoque, Tailândia.
«A equipa de limpezas do aeroporto, que efetuava as suas tarefas habituais, encontrou dois sacos nas casas de banho do avião», referiu o diretor do aeroporto, B.P. Mishra, em declarações à agência noticiosa francesa AFP.
O contrabando de ouro tem registado um forte crescimento na Índia, um dos maiores consumidores mundiais deste metal precioso a par da China, devido ao aumento significativo dos impostos sobre as importações de joias.
As 24 barras, cada uma com um quilo, «não foram reclamadas e nenhuma detenção foi efetuada até ao momento», declarou um responsável dos serviços alfandegário, R.S. Meena.
De acordo com o responsável, esta descoberta peculiar está avaliada em cerca de 70 milhões de rupias, mais de 1,1 milhão de dólares (mais de 800 mil euros).
Um homem de 28 anos, que vinha a bordo de um avião proveniente de Banguecoque, foi preso recentemente em Kolkata depois das autoridades terem descoberto que transportava lingotes de ouro em lanternas.