Ciência e Tecnologia

Antártida, sul da Índia e Moçambique estiveram unidos no passado

Investigadores descobriram que a crosta da Antártida é semelhante à do sul da Índia e à de Moçambique, o que indica que as três zonas estiveram unidas no passado, informou hoje o "site" indiano de notícias Zeenews.

O estudo, publicado no início do mês na revista internacional Polar Research, mostra que a crosta profunda não é afetada por características morfológicas, o que permite provar que a Índia, a Antártida, o continente mais austral da Terra, com 95 por cento da superfície coberta de gelo, e o sul de África estavam unidos no passado geológico.

A investigação, que durou vários anos, foi dirigida por T. Harinarayana, diretor do Energy Research Management Institute de Gujarat, e contou com a participação dos cientistas D. N. Murthy, K. Veeraswamy, M. Santosh e U.K. Singh.

Alguns dos dados foram recolhidos durante a 24.ª Expedição Científica indiana à Antártida e os cientistas enfrentaram condições atmosféricas difíceis.

«Compreender a crosta profunda na Antártida é um grande problema (...) e fazer medições para saber esta informação envolve grandes problemas logísticos», disse Harinarayana, adiantando que os investigadores usaram «medições dos sinais eletromagnéticos naturais para mapear a estrutura profunda da Terra».

Redação