Portugal

CGTP avança com movimento para aumentar salários

Para Arménio Carlos, subsetores da atividade como o calçado e parte do vestuário e do têxtil bem como o turismo estão em condições de aumentar os salários um euro por dia.

A CGTP anunciou, esta segunda-feira, que vai avançar com um movimento que tem por objetivo o aumento dos salários e do salário mínimo nacional.

«Não vamos dar descanso aqueles que podem aumentar os salários e que, neste momento, estão a fugir como o diabo da cruz de o fazer», explicou o líder desta central sindical.

Lembrando que há vários subsetores de atividade que estão a aumentar as exportações, Arménio Carlos entende que o «calçado, uma parte do vestuário e do têxtil e até o turismo, que deu significativo pulo no último trimestre» estão em condições de aumentar os ordenados em um euro por dia.

«Serão os trabalhadores a determinar as condições desse mesmo aumento e serão eles a decidir as formas de luta para concretizar este objetivo», adiantou, assegurando que ninguém ficará prejudicado com este processo.

Para Arménio Carlos, «é possível aumentar os salários em Portugal sem que daqui resulte prejuízos nem para o setor industrial, para a agricultura e pescas e muito menos para o setor empresarial do Estado ou para a Administração Pública».