Renato Rodrigues faz parte, a partir de hoje, do grupo de civis que está em lista de espera para integrar uma viagem espacial organizada pela NASA.
O piloto da TAP já está em Orlando, nos Estados Unidos. É nesta cidade que Renato Rodrigues vai realizar os testes finais e lutar, entre 113 candidatos, por uma das 22 vagas para se tornar num turista espacial.
À conversa com a TSF, Renato Rodrigues conta que nunca desistiu do sonho de infância. Aos 17 anos entrou para a Academia da Força Aérea e ficou conhecido como o miúdo que queria ir ao espaço.
No início do ano percebeu que podia realizar o sonho quando viu na televisão o anúncio da Apollo Space Academy para levar 22 pessoas numa visita turística ao espaço.
Renato Rodrigues não hesitou, concorreu e foi selecionado entre milhares de pessoas de todo o mundo para a primeira fase do concurso. Os primeiros testes foram realizados através da Internet.
Em julho, venceu a prova nacional, em Évora, e dominou os testes de perícia. Desde ontem, o piloto português está em Orlando para realizar o teste final. Os candidatos estão num acampamento do tipo militar, junto às instalações da Nasa, no Kennedy Space Center.
Há outro português entre os candidatos, Jocelino Rodrigues, que se candidatou pelo Reino Unido.