A bola oficial do Mundial do próximo ano já é conhecida. A "brazuca" foi apresentada ontem no Rio de Janeiro numa cerimónia que contou com várias estrelas do futebol.
O nome da bola era conhecido desde setembro, mas apenas ontem foram conhecidos os desenhos e as cores quentes como o clima tropical brasileiro.
[youtube:PImQsVsXCrI]
A "brazuca" tem um fundo branco com várias franjas de azul claro, verde e laranja em conjunto com triângulos que ilustram um céu estrelado.
Na cerimónia de apresentação da nova bola, no Rio de Janeiro, estiveram o antigo capitão da seleção brasileira Cafu, o antigo internacional holandês Seedorf e Hernani, jogador do Flamengo.
O nome da bola resultou de uma votação muito participada, votaram mais de um milhão e cem mil pessoas.
As outras possibilidades, para além de "brazuca", eram "bossa nova" e "carnavalesca", mas somadas estas duas hipóteses recolheram pouco mais de 20% dos votos.
A antecessora da "brasuca" foi polémica. Em 2010, no Mundial da África do Sul, a "jabulani", também da Adidas, foi criticada por vários jogadores por causa das suas trajetórias irregulares.
Para promover a nova bola, a multinacional alemã Adidas anunciou que todas as crianças brasileiras que nasceram ontem vão receber uma "brazuca".