Desporto

Madaíl suspeita que a FIFA protege a França

Gilberto Madaíl Global Imagens

Em declarações ao Diário de Notícias, o antigo presidente da FPF afirma que as regras do sorteio do Mundial que não penalizam a França pelo seu ranking «não surgem por obra e graça do Espírito Santo». Este é um dos temas em destaque na revista de imprensa desportiva desta quarta-feira.

Ontem ficou a saber-se que, apesar de ter o ranking mais fraco das seleções europeias, poderá não ser a França a saltar para o pote onde estão as seleções africanas e sul-americanas.

Quem for colocado neste pote vai encontrar no mesmo grupo um cabeça de série e uma das mais fortes seleções europeias, por exemplo a Holanda, a Itália ou a Inglaterra. Em vez do ranking, a FIFA decidiu que essa seleção que mudará de pote será apurada por sorteio e, com isso, Portugal também corre esse risco.

Em declarações ao Diário de Notícias, Gilberto Madaíl diz que estes ajustamentos não surgem por acaso. O antigo presidente da Federação lembra que o secretário-geral da FIFA e o presidente da UEFA são franceses e acrescenta que algumas decisões nos devem fazer pensar.

De partida para o Brasil, o vice-presidente da Federação, Humberto Coelho, diz que Portugal está preparado para tudo mas admitiu que era bom não encontrar o Brasil na fase de grupos.

Nos jornais desportivos, o protagonista é Ricardo Quaresma. O Jogo revela que a transferência para o FC Porto ainda não está concluída mas já há entendimento com Pinto da Costa. Falta resolver uma formalidade. Ao contrário do que chegou a ser noticiado, Quaresma, diz o Jogo, ainda não rescindiu o contrato com o Al-Ahli do Dubai.

A Bola acrescenta que o contrato deverá ter a duração de dois anos e meio e no Record afirma-se que a contratação do extremo de 30 anos é uma aposta da SAD "azul e branca".

A imprensa tem informações contraditórias sobre o interesse do Benfica no lateral direito do Palmeiras, Luís Felipe.

A Bola afirma que o brasileiro está referenciado mas os responsáveis "encarnados" decidiram não avançar com o negócio. Preferem apostar em Cancelo, um jovem da formação "encarnada". Vários jornais dizem que a contratação de Luis Felipe vai concretizar-se e que o brasileiro chega a Lisboa na terça-feira.

Matic continua a ser apontado como um provável negócio do Benfica em janeiro. O Record afirma que o interesse está a aumentar e que na frente pela contratação do sérvio estão o Manchester United e o Borussia de Dortmund.

A Bola adianta que o Sporting contratou Enoh, um avançado camaronês que joga no Sourense e que os "leões" estão também interessados no médio mexicano, Penã.

O Jogo e também a Bola destacam ainda declarações de Cristiano Ronaldo no Funchal onde visitou as obras do seu museu que será inaugurado no dia 15 deste mês.

Ronaldo disse que espera que o Sporting seja campeão e elogiou o trabalho que o também madeirense Leonardo jardim está a fazer em Alvalade.