O ministro da Defesa Nacional levou hoje à comissão de especialidade um vídeo com excertos de intervenções suas de abril passado sobre os Estaleiros Navais de Viana de Castelo.
O ministro da Defesa insiste que fez tudo para salvar os Estaleiros de Viana do Castelo e garante que o processo foi totalmente transparente.
Nas imagens, o ministro afirmava já em abril não poder garantir juridicamente a totalidade dos postos de trabalho e anunciava o processo de encerramento da empresa, em conselho de ministros.
No início da audição, José Pedro Aguiar-Branco disse abdicar de fazer uma intervenção inicial, à qual tinha direito, remetendo para o vídeo e alegando que já tinha repetido todas as informações sobre o processo, afirmando aguardar pelas perguntas dos deputados.
Aguiar Branco foi confrontado, esta manhã, pelo PS com um Relatório da Comissão Europeia que alegadamente classifica como «irregulares» algumas injeções de capital nos Estaleiros de Viana do Castelo em 2012, já ao tempo de Aguiar Branco.
O PS utiliza esse argumento para anular o que o Governo tem dito, que só teve de avançar para a privatização ou sub-concessão dos Estaleiros, porque tinha havido injecção ilegal de dinheiro nos Governos de Sócrates.