A seleção portuguesa de futebol estreia-se no Mundial2014 a 16 de junho, em Salvador, frente à Alemanha, na primeira jornada do Grupo G, ditou o sorteio realizado na Costa do Sauípe, no Brasil.
Na segunda ronda, Portugal mede forças com os Estados Unidos, a 22 de junho, em Manaus, e, quatro dias dias depois, fecha a sua participação no agrupamento face ao Gana, em Brasília.
De resto, o Brasil, anfitrião, vai defrontar a Croácia no jogo de abertura do Campeonato, a 12 de junho, em São Paulo.
Os brasileiros, cinco vezes campeões do Mundo, ficaram integrados no Grupo A juntamente com Croácia, México e Camarões.
No dia seguinte, na primeira jornada do Grupo B, Espanha, atual detentora do título, e Holanda vão reeditar a final do Mundial de 2010, tendo ficado emparelhadas com Costa do Marfim e Japão.
A Grécia, comandada pelo português Fernando Santos, ficou situada no Grupo C, e enfrenta a 14 de junho, no primeiro encontro, a Colômbia, uma das seleções cabeças de série, numa "poule" em que estão também Costa do Marfim e Japão.
Carlos Queiroz, o outro técnico português presente no Mundial do Brasil, viu o "seu" Irão cair no Grupo F, juntamente com a Argentina, duas vezes campeã mundial e uma das favoritas, a Bósnia-Herzegovina e a Nigéria, com a qual se estreia a 16 de junho.
No Grupo D, um dos mais complicados, encontram-se o Uruguai, primeiro campeão do Mundo, a Itália, quatro vezes vencedora, a Inglaterra, campeã numa ocasião, e a Costa Rica.
Suíça e França estarão com Equador e Honduras no Grupo E, enquanto Bélgica, Rússia, Argélia e Coreia do Sul compõem o Grupo H.
O Campeonato do Mundo de 2014 realiza-se no Brasil, de 12 de junho a 13 de julho.
Os oito grupos da fase final:
Grupo A
Brasil, Croácia, México, Camarões
Grupo B
Espanha, Holanda, Chile, Austrália
Grupo C
Colômbia, Grécia, Costa do Marfim, Japão
Grupo D
Uruguai, Costa Rica, Inglaterra, Itália
Grupo E
Suíça, Equador, França, Honduras
Grupo F
Argentina, Bósnia-Herzegovina, Irão, Nigéria
Grupo G
Alemanha, PORTUGAL, Gana, Estados Unidos
Grupo H
Bélgica, Argélia, Rússia, Coreia do Sul