Violentos confrontos durante o jogo entre o Vasco da Gama e o Atlético Paranaense causaram quatro feridos. A justiça brasileira vai acusar responsáveis de tentativa de homicídio. A violência no Brasil e a liderança isolada do Sporting são os destaques da revista de imprensa desportiva desta segunda-feira.
Os adeptos do Vasco da Gama e do Atlético Paranaense envolveram-se numa verdadeira batalha. O jogo, que acabaria por ditar a descida de divisão da equipa do Rio de Janeiro, foi interrompido aos 17 minutos e recomeçou mais de uma hora depois.
[youtube:mlPv5j9ubIc]
Os confrontos provocaram quatro feridos e seis adeptos foram detidos. Com o Mundial à porta, a justiça brasileira promete mão pesada e já anunciou, segundo o jornal Folha de São Paulo, que os detidos vão ser acusados, entre outros crimes, de tentativa de homicídio.
Com os olhos postos no Brasil por causa do Campeonato do Mundo, a imprensa desportiva europeia dá grande atenção aos incidentes no estado de Santa Catarina.
O espanhol Marca classifica os confrontos como uma barbárie. O italiano Gazzetta dello Sport constata que não havia polícias na bancada quando começaram os confrontos. O britânico Daily Mail conta que foi preciso um helicóptero aterrar no relvado para transportar um ferido e considera estranho que o jogo tenha recomeçado.
Em termos desportivos, desceram à segunda divisão dois históricos do futebol carioca: O Vasco da Gama e o Fluminense, que no ano passado foi campeão.
A Vitória do Sporting em Barcelos por 2-0 e o facto de os "leões" se terem isolado na frente do campeonato estão em grande destaque na imprensa desportiva. A Bola diz na capa que há um campeão em construção. Leonardo Jardim no fim do jogo admitiu que foi preciso muito trabalho para derrotar o Gil Vicente.
A última vez que o Sporting esteve na frente do campeonato sem companhia foi há nove anos. Na altura, era treinador do Sporting, José Peseiro.
Um jogador português, quase desconhecido no seu país natal, está a brilhar em Itália. Bruno Fernandes, um médio de apenas 19 anos, ganhou a titularidade na Udinese e este fim de semana marcou um dos golos da sua equipa no empate a três golos em Nápoles.
O jornal O Jogo conta que a Juventus está interessada em Bruno Fernandes. O jogador, que passou pelas camadas jovens do Pasteleira e do Boavista, poderá assinar pela Juventus já em janeiro.
O Record conta que Luís Filipe Vieira esteve reunido com os jogadores no dia seguinte ao empate na Luz com o Arouca. O presidente do Benfica terá exigido ao plantel uma imagem diferente nos próximos desafios. Os jogadores prometeram, segundo o Record, reagir ao resultado negativo da última sexta-feira.
No FC Porto, os jogadores iniciaram a preparação para o jogo decisivo de quarta-feira com o Atlético de Madrid. A dúvida é Lucho Gonzalez. A Bola afirma que o argentino pode falhar o jogo da Liga dos Campeões. O Record diz que Lucho é recuperável para o jogo de Madrid.