O Instituto Nacional de Estatística confirmou hoje as previsões para a economia portuguesa, que cresceu 0,2% face ao trimestre anterior e caiu 1% face ao mesmo trimestre de 2012.
De acordo com a segunda estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE), no terceiro trimestre de 2013, o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 0,2% face ao trimestre anterior, «refletindo um contributo positivo da procura interna que mais do que compensou o contributo negativo da procura externa líquida».
Em comparação com o mesmo trimestre de 2012, o PIB caiu 1,0%, acrescentando o INE que esta «redução menos intensa do PIB» no terceiro trimestre deste ano traduz «um contributo negativo menos acentuado da procura interna», que passou de -2,9 pontos percentuais no segundo trimestre para os -1,6 pontos percentuais, «devido sobretudo à diminuição menos significativa das Despesas de Consumo Final das Famílias Residentes».
Quando à procura externa líquida, o seu contributo para a variação homóloga do PIB diminuiu, situando-se em 0,6 pontos percentuais, em resultado da desaceleração das exportações de bens e serviços.