Portugal

Baixa do Porto "Arrebita!"

Projeto "Arrebita!Porto" TSF/Liliana Costa

Cavaco Silva desloca-se ao Porto, esta quinta-feira, no âmbito de uma jornada dedicada ao empreendedorismo social e desenvolvimento económico. A TSF foi conhecer um projeto que serve de exemplo: o "Arrebita!Porto".

A viagem do Presidente da República está integrada na iniciativa "Os Jovens e o Futuro da Economia". É uma área que tem vindo a crescer e a ganhar protagonismo em Portugal e que assenta em modelos de negócio inovadores que procuram resolver problemas sociais, distanciando-se do conceito de assistencialismo ou caridade.

A reportagem da TSF foi conhecer um desses exemplos, o projeto "Arrebita!", que se dedica à reabilitação de edifícios devolutos no centro do Porto para os quais não há viabilidade comercial ou dinheiro público para os recuperar.

Neste momento, está já em curso a primeira obra de reabilitação, no nº 42 da Rua da Reboleira, no centro da cidade, um prédio abandonado há mais de 20 anos.

«O objetivo é criar uma solução para um problema social grave através de modelo colaborativo e sem fins lucrativos, recorrendo à mobilização de parceiros e criando contrapartidas que justifiquem a participação de cada uma das partes neste projeto», explicou José Paixão, responsável pelo "Arrebita!".

Este arquiteto passou mais de uma década no estrangeiro mas em 2012 viu no empreendedorismo social uma oportunidade para regressar a Portugal. O projeto, premiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, recorre a uma rede colaborativa que reúne empresas, estudantes e vizinhos.

Os trabalhos decorrem a bom ritmo e a obra deverá estar concluída no final de 2014. Trata-se de um projeto piloto que, se for bem sucedido, poderá ser replicado a uma outra escala, com um impacto real no centro da cidade do Porto.