O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo quer que Cavaco Silva perceba as razões da luta dos trabalhadores dos estaleiros nacionais e da população da cidade.
José Maria Costa anuncia por isso que vai pedir uma audiência ao Presidente da República.
«Queremos sensibilizar o PR para a urgência da suspensão deste processo, para que haja uma reconfiguração desta solução, temos que defender um plano de reestruturação dos estaleiros que seja um projeto transversal a todos os partidos para mantermos um setor estratégico», defende.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo sublinha que é importante que Cavaco Silva tenha conhecimento de «todos os contornos menos claros deste processo».
O próximo passo na luta pelos estaleiros é o protesto, na quarta-feira, junto à residência oficial do primeiro-ministro. O autarca diz que a câmara paga o transporte a quem quiser fazer a viagem até Lisboa.
«Trata-se de investir na salvaguarda de postos de trabalho, de um conhecimento e cultura. É de interesse municipal defender esta empresa. Estamos a falar de um centro de competências do país, que é responsável por 620 famílias, numa altura em que não há trabalho temos de assegurar esta empresa e as outras que dependem dela», adianta.