Economia

PM antecipa novo crescimento da economia no 4º trimestre

Pedro Passos Coelho durante um encontro com empresários do Tâmega e Sousa Global Imagens/Lisa Soares

Passos Coelho antecipou hoje um novo crescimento da economia no quarto trimestre e sublinhou que os portugueses podem agora perspetivar o futuro com mais esperança.

Ao fim de dois anos de ajustamento, a economia portuguesa dá um ar da sua graça.

Esta tarde, o chefe do Governo afirmou que, apesar de não ter um vigor muito forte, há já sinais de melhorias, desde logo ao nível do emprego e desemprego.

«É verdade que nós tivemos, infelizmente, fluxos de emigração muito fortes ao longo, sobretudo, dos primeiros anos da crise, porque as pessoas não encontraram em Portugal as oportunidades que precisavam», começou por dizer.

No entanto, acrescentou, «é verdade também que, quando começamos a comparar mês após mês ao longo deste ano, as oportunidades de emprego têm vindo a melhorar. Há mais empregos a ser criados e já hoje é notório que o número de empresas que entraram num processo de insolvência foi largamente ultrapassado pelo número de novas empresas que estão a ser criadas».

Durante uma reunião com empresários do Tâmega e Sousa, em amarante, Passos Coelho insistiu que, ao longo deste ano, houve uma inversão de tendência e que os números do quarto trimestre, que ainda não são conhecidos, hão de sustentar essa ideia.

Redação