Portugal

Quase 200 desempregados manifestaram interesse em integrar plataforma da Cáritas

Direitos Reservados

Quase 200 pessoas e algumas empresas já manifestaram interesse à Cáritas Portuguesa em integrar a plataforma para desempregados com mais de 45 anos que é lançada hoje.

O tempo de espera quando se procura trabalho, dizem os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), sobe claramente à medida que aumenta a idade.

Um jovem até aos 24 anos está, em média, há um ano à procura de trabalho. Para quem entre 45 e 54 anos, o número aumenta para dois anos e meio e chega a perto dos três anos para quem tem entre 55 e 64 anos.

Para combater este fenómeno, a Cáritas lança esta quarta-feira a plataforma "In Spira - Rede de competência Cáritas" na Internet para desempregados com mais de 45 anos, que são quase 270 mil em Portugal.

A plataforma é uma rede social que tem como objetivo facilitar a partilha de informação e a comunicação entre empresas e desempregados com mais de 45 anos.

O site vai ter os currículos de quem se inscrever e, se as empresas aderirem, ofertas de trabalho para quem tem estas idades. Até agora a Cáritas já recebeu perto de 200 currículos e algumas empresas manifestara interesse em aderir ao projeto.