Política

Três secretários de Estado de saída do Governo

A TSF confirmou que os secretários de Estado Hélder Rosalino, Fernando Santo e Filipe Lobo D'Ávila estão de saída. A alteração será anunciada em tempo útil, diz o gabinete do primeiro-ministro.

Os secretários de Estado Hélder Rosalino (Administração Pública), Fernando Santo (Justiça) e Filipe Lobo D'Ávila (Administração Interna) estão de saída do Governo, confirmou a TSF.

Hélder Rosalino, que tem estado no centro das negociações dos salários da Administração Pública, pediu para abandonar o Executivo até final do ano, uma vez que esgotou a capacidade política para continuar no Executivo.

Fonte próxima do secretário de Estado da Administração Pública indicou à TSF que Hélder Rosalino cumpriu todos os objetivos a que se tinha proposto e que não tem margem ou capacidade política para cumprir o resto da legislativa.

Ao que a TSF apurou, Hélder Rosalino nem sempre concordou com o rumo seguido em algumas reformas, como a aplicação da condição de recursos às pensões de sobrevivência.

Por seu lado, Fernando Santo, que está integrado na equipa da ministra Paula Teixeira da Cruz este invocou motivos pessoais para abandonar o Governo.

A TSF sabe que no caso de Filipe Lobo d'Ávila o pedido para a saída tinha sido feito aquando da anterior remodelação, em julho, que coincidiu com a saída do ministro Vítor Gaspar.

O gabinete do primeiro-ministro já confirmou que vai haver uma alteração nos secretários de Estado, que será anunciada em tempo oportuno.